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Contabilidade mais tech e mais humana: uma aliança que deu certo na Exacon


A vontade de romper barreiras está no coração dos empresários Márcio Rafael Konkol e Gabriel Antônio Gemelli. Com perfil disruptivo, a dupla passou a fazer parte do escritório de contabilidade que hoje lidera antes mesmo de concluir a graduação. De lá para cá, passando por uma pandemia, o apelo inovador e tecnológico da Exacon Gestão Contábil ampliou ainda mais sua vontade de crescer.

Eles são a prova de que é possível melhorar sem perder a essência. E que não precisa fazer isso completamente do zero, pelo contrário, usar o que está disponível é uma das melhores formas de crescer sem perder tempo. Por isso, quando Márcio Rafael Konkol começou a trabalhar no escritório de contabilidade Scherba e Cia em 2008, rapidamente identificou o que poderia ser feito diferente. "Eu entrei como sócio antes mesmo de me formar porque queria trazer algo diferente. Trabalhando e estudando, com cabeça de sócio, passei a identificar formas de tornar nossa empresa diferente da concorrência", explica.

Dois anos mais tarde, o também estudante Gabriel Antônio Gemelli aceitou o mesmo desafio. "Entrei na empresa em 2010, quando ainda nem se falava ainda em partnership. Depois que eu e o Rafael nos formamos, em 2012, e passamos na prova do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), portanto já éramos Contadores, resolvemos fazer uma reestruturação", conta Gemelli.  Assim nasceu a Exacon Gestão Contábil em 2012, cujos planos audaciosos que misturam tecnologia e atendimento diferenciado foram responsáveis por levar a empresa a diversos estados do país. 

 

Fale brevemente sobre a sua trajetória empresarial.

Nossa história teve início meados de 2008, com o Sandro e comigo, Rafael. Em 2010, o Gabriel chegou para somar. Tanto eu quanto o Gabriel não éramos formados ainda e, embora fossemos sócios, ainda não participávamos do quadro oficialmente. Fazíamos uma participação de lucros, o que estava bom para nós naquele momento. No ano de 2012 surgiu a Exacon Gestão Contábil com esses três sócios obstinados pela disruptura do mercado contábil. Em 2019 fizemos a última readequação societária e hoje os sócios são apenas eu e o Gabriel. 

Desde a nossa fundação, temos o objetivo de fornecer aos nossos clientes um atendimento personalizado e descomplicado, afim de gerar informações úteis para cada cliente, utilizando tecnologia como forma de garantir uma gestão eficiente. Isso somente é possível pois contamos com um time extremamente especializado e eficiente. E foi o que nos levou a atuar em seis estados do Brasil, com clientes em SC, SP, CE, PE, MA, MS.

 

Que desafios permearam a história da empresa?

A vida do empresário brasileiro não é uma jornada perfeita, é superação diária, é necessário trabalhar por horas e horas, abrir mão de muitas coisas pessoais por um propósito. Mas em qualquer empresa dizemos que a Contabilidade deve ser percebida como a coluna vertebral, aquela que não pode sofrer qualquer abalo sob o risco de trazer consequências sérias à saúde do negócio. Entendemos que é nosso dever tomar conta desse pilar empresarial, afinal quantas famílias dependem de nós, através dos nossos clientes e colaboradores diretos? Precisamos estar sempre vigilantes!

Essa nossa filosofia é posta à prova diariamente. Todos os dias temos que vencer aquele preconceito famoso que ronda a Contabilidade: o contador é um "guarda-livros" ou um "enviador de guias". Ora, já entramos na arena com -1 no placar. E tendo um Estado que não facilita a vida do empresário, temos o trabalho de descomplicar, trazer tranquilidade e gerado valor para o cliente em uma gangorra que precisa indicar saldo positivo no final. Tem dado certo até aqui.

Para além disso, que pode ser comum aos colegas contadores, enfrentamos grandes desafios nos anos de 2019 e 2020. Primeiro passamos por uma reestruturação interna, com mudança no quadro societário, o que é difícil para qualquer empresa. Depois, com a Covid e a pandemia passamos por anos de muita resiliência, tentando manter não somente a nossa saúde financeira positiva, mas também a dos nossos clientes. Felizmente, com muito trabalho em equipe e dedicação conseguimos superar esses anos difíceis com um crescimento de 32% e 43%, respectivamente.

 

O que esperar do futuro?

Nossa visão do futuro é otimista. Tudo indica que finalizaremos o ano de 2022 no Brasil com PIB positivo e já prevemos crescimento em 2023, mesmo que o PIB venha a ser menor. Em termos inflacionários, verificamos uma tendência de redução da inflação para um dígito. Em outras palavras: estamos otimistas mesmo nessa montanha russa econômica que vivemos agora.

Para você ter uma ideia de que não falamos isso da boca pra fora e que temos planos bem audaciosos, pretendemos inaugurar seis novas unidades da Exacon pelo Brasil até 2026. Se há uma coisa que aprendemos em nossa trajetória é que não podemos ficar parados em momentos desafiadores. As novas unidades são uma forma da Exacon contribuir para o desenvolvimento das empresas e do país, afinal toda empresa precisa de um contador e sem este profissional, o caminho não será profícuo. 

 

O que define o sucesso de uma empresa?

É bem subjetivo. Parte do nosso trabalho consiste em entender que cada empresa é única, por isso prezamos por um atendimento personalizado. Entretanto, entendemos que o sucesso é um conjunto de fatores não podem faltar em uma relação comercial porque dão um sentido de estabilidade que permite o crescimento. Sucesso é consequência de: confiança e credibilidade, em primeiro lugar. Desde o primeiro contato, esses são pontos essenciais. Em segundo lugar, a ética e o respeito são virtudes que não podem faltar, seja nas relações comerciais, seja nas relações pessoais. O terceiro ponto é alinhar o conhecimento empresarial ao produto ou serviço que se oferece, com a ciência de que um empresário de sucesso ou uma empresa relevante nunca param de buscar novas informações para aplicar no seu negócio.  Por fim, acreditamos que a tecnologia e o atendimento qualificado geram valor e transformação aos negócios de qualquer ramo. Não há como fugir das mudanças tecnológicas e nem como negar seu impacto.  Ficar no analógico, no manual, é um saudosismo que custa caro.

 

Vocês falam muito em tecnologia, mas poderia explicar como ela faz parte do dia a dia da Exacon?

Claro! Nós falamos, sim, sobre tecnologia, mas não de forma leviana ou tentando inflar um processo tecnológico padrão para torná-lo um diferencial. Em 2019 adquirimos um robô, um software, que faz toda captação de lançamentos fiscais e contábeis. Veja, isso foi adquirido um ano antes da pandemia porque acreditamos no potencial da tecnologia e não porque o mercado nos forçou a encará-la. Ao ter a tecnologia da informação como uma das nossas forças, criamos um escritório virtual com uma plataforma onde o cliente acessa todas as informações da empresa em tempo real. Isso significa uma distância do cliente ou um atendimento dificultado? Lógico que não. 

O nosso grande diferencial é a tecnologia alinhada aos processos e ao atendimento personalizado. Existem robôs, existem processos, obviamente, mas a proximidade com o cliente não pode ser prejudicada. Hoje temos um tempo de resposta de 15 minutos pois entendemos que o cliente precisa de resultados rápidos, não para amanhã ou para a semana que vem. A aliança com a tecnologia permite a libertação dos profissionais do trabalho burocrático para dar atenção ao cliente.

 

E com essa atenção, a Exacon consegue estar mais próxima do cliente?

Exatamente. Nosso investimento em TI não é voltado às notícias, mas à geração de informações importantes para que o empresário tome decisões. A Exacon não faz tão somente a apuração de impostos. Apuramos impostos? É claro que sim, porque é um papel da Contabilidade, só que vamos além disso. Esse era um desejo desde o início e hoje é uma ação normal da empresa, centrada na nossa filosofia, no nosso propósito e objetivos.

 

Que dicas você daria para quem está iniciando a carreira empresarial?

Não é uma receita de bolo, mas podemos citar 5 dicas que nos trouxeram até aqui.

Primeiramente, amar o que faz, isso te levará à outros patamares e te dará novas visões sobre o que o mercado pede. O que nos leva à segunda dica: seja um eterno aprendiz. Estude! Não pare de buscar conhecimento porque o meio empresarial está em constante transformação e evolução. É só através do estudo que você conseguirá surfar nos movimentos de alta. Em terceiro lugar, seja ético. Quarto, seja responsável. Quinto, encontre companheiros para esta jornada. Não tenha medo de dividir ideias, pedir ajuda, crescer em parceria com outras pessoas. Acredite, o sucesso será muito mais proveitoso se você tiver com quem celebrar.


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