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Presença nas redes sociais: uma necessidade


Com um mercado cada vez mais disputado nas redes sociais se faz necessários que profissionais autônomos e liberais, bem como pequenos comerciantes, se posicionem neste espaço para conquistar mais clientes. A disputa em plataformas como Facebook, Tiktok e Instagram não é leve, visto que multinacionais, com o suporte de grandes agências e equipes de comunicação já estão neste campo de batalha pela atenção dos consumidores. Todavia é possível a qualquer profissional liberal se posicionar e obter sucesso nas redes sociais.

As relações humanas e a economia estão, a cada dia, mais integradas com as redes sociais. O comércio que por muito tempo foi exclusivo de espaços físicos como lojas, revendedores de porta e porta, mercados e shoppings agora encontra clientes e vendedores online. A prestação de serviços também é algo que se transformou nos últimos anos com a possibilidade de existir, se apresentar e mostrar seu portfólio em plataformas online. redes sociais

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro de 2020, o Brasil tinha cerca de 38,08 milhões de trabalhadores autônomos. Também de acordo com o gerente do escritório metropolitano do Sebrae-RN, Thales Medeiros, dados da Receita Federal apontam que até o dia 9 de janeiro de 2021 haviam 11.362.433 microempreendedores individuais formalizados em todo o país. Isso nos faz compreender que uma significativa parcela da população atua como profissional liberal, que precisa ter uma presença significativa e importante nas redes sociais para alcançar a um número maior de clientes.

Nem todo bom relacionamento gera venda, mas pode ajudar a vender

A lista de atividades que podem ser representas pelo microempreendedor individual é extensa, mas alguns setores se destacam em relação à modalidade de pessoa jurídica. Entre eles estão cabeleireiros, barbeiros, manicures, comércio varejista de vestuário e acessórios, pedreiro, serviço de promoção de vendas e serviços de alimentação para consumo domiciliar. Apenas estas áreas representam 25,5% dos mais de 11 milhões de inscritos, segundo dados da Receita Federal e repassados por Thales Medeiros.

Para manter um fluxo constante no perfil profissional é preciso acumular uma rede estável de clientes, por isso, táticas eficientes de marketing são necessárias e de grande ajuda. Segundo analistas do eMarketer, em 2013 mais de 79% dos brasileiros já tinham acesso a pelo menos uma rede social. Para isso alguns pontos precisam ser levados em consideração.

Relacionamento com o cliente

Estar presente nas redes sociais com contas nas diversas plataformas é apenas um dos passos iniciais para um profissional liberal conquistar o seu espaço. Para chegar a esse nível, um dos pontos mais importantes que ele precisa ter atenção é na relação que estabelece com seu público.

Segundo o profissional de marketing e consultor de comunicação Rafael Cachina as redes atuais servem como uma espécie de vitrine para os produtos e serviços.  “Nas redes sociais é onde você troca informações, você conhece seu público, você segmenta. Então, é importante que conte a sua história, mostre sua marca, mas tenha a noção de que as redes sociais servem de vitrine, mas também uma oportunidade de se relacionar. Então, um bom relacionamento de marca e público-alvo é uma boa forma de se relacionar nos dias atuais”, explicou.

O consultor de comunicação ainda disse que esta ação nem sempre quer dizer exatamente a venda de um produto como uma ação direta, mas que uma coisa pode levar a outra. “Lembrando que nem todo relacionamento implica em venda. Mas um bom relacionamento aumenta suas chances de vender e conquistar resultados”, ressaltou. redes sociais catalogo

Identidade

Destacar-se em meio a multidão é algo necessário quando se trata de marcas e profissionais liberais nas redes sociais. É preciso mudar de uma imagem fria para algo que o consumidor possa se identificar mais. “É muito importante ter uma linguagem e uma identidade nas redes sociais. Não só uma identidade no sentido visual, mas também no sentido de uma persona, de quem está falando. A marca deve comunicar-se, nessa lógica de relacionamento com os clientes, visando uma identificação. Então é importante que você atue dentro de uma estratégia planejada e dentro de um conceito de marca para que as pessoas sintam-se interessadas”, ressaltou Rafael Cachina.

O profissional de marketing ainda comentou os fatores positivos de se inserir nas redes sociais dentro dessa perspectiva. “Não só pela perspectiva de compra, mas também de envolvimento. Elas vão curtir mais, elas vão comentar mais. Elas vão engajar mais nas redes. Então uma boa identidade gera consequentemente essa identificação. Exemplo disso é o que chamamos de criação de personas. As marcas viram personagens nas redes. Os principais exemplos são Netflix, Chocolate Bis e outras marcas que tem uma desenvoltura de comunicar-se e criar essa identidade muito efetiva”, complementou.

Conteúdo bem feito, posicionamento alinhado com os objetivos e a execução

Suporte de profissionais especializados

Esta não é uma opção acessível para todos os profissionais liberais, porém, é preciso ter sempre em mente quando se pensa em crescimento e ter relevância nesse universo que são as redes sociais. Ao contar com uma equipe da comunicação você está pulando uma série de etapas, pois o tempo para aprender e assumir uma bagagem para lidar com a realidade, potencialidades e atualizações das plataformas deixa de ser uma preocupação sua, já que está investindo em trabalhadores que tem a formação e imersão, tendo em vista que isto também demanda custo e investimento.

“Então é uma questão de inteligência você investir em um bom profissional ou uma boa agência. É importante ter esse suporte para um crescimento. Seja um crescimento do engajamento, de setores, ou do envolvimento do público. Ou um crescimento de resultado, pois não adiantar você estar nas redes com a melhor agência que existe e não buscar resultados”, comentou Rafael Cachina.

O consultor de comunicação ainda deu dois exemplos de bons trabalhos feitos por profissionais: “Construir um funil de conteúdo para trabalhar a marca nas redes. Trabalhar com impulsionamento nas redes sociais. É importante que o profissional domine essas ferramentas de impulsionamento e de anúncios patrocinados”, orienta. Além deste ele ainda ressaltou a captura de leads, que são os cadastros de pessoas interessadas e oferecem seus contatos, como e-mail, para receber notícias e informações. “É importante ter um profissional que consiga qualificar esses leads e fazer com que essas pessoas que colocaram esses emails sejam convertidas em resultado e vendas. Esse é um fechar do ciclo. Conteúdo bem feito, posicionamento alinhado com os objetivos e a execução. Tendo esses 3 tópicos a tendência é que o resultado apareça”, finalizou.

 


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