As aranhas, os brutamontes e o amor - Andressa Stratmann Perin


Animais que agem como seres humanos para transmitir lições, a fórmula das fábulas. Elas foram nosso primeiro contato com a literatura, ainda na infância, e nos acompanham ao longo da vida. De tempos em tempos, sua estrutura é revisitada por diversos escritores para dar vida a novas histórias. Foi o que fez Andressa Stratmann Perin, cabeleireira e escritora de Tangará, que publicou o conto As Aranhas e o Brutamontes com a Êxito em forma de ebook em 2020.

Êxito: Como você começou a escrever?

Andressa: Comecei a escrever ainda na escola, quando tinha uns 10 anos. Trocamos de professor de língua portuguesa e ele pedia para escrevermos muitos contos e assim me apaixonei pela arte de escrever. Vi na escrita uma oportunidade de expressar minhas opiniões e colocar pra fora tudo que eu imaginava.

Êxito: O que te levou a escrever As aranhas e o brutamontes?

Andressa: Sempre gostei muito de misturar animais e seres humanos e também de humanizar os animais. Primeiro pensei em um conto onde a aranha se vingaria de seu malfeitor por destruir as teias dela, mas no decorrer da história eu percebi que poderia ir além e colocar a personagem passando por algo que muitas mulheres passam, que é o abuso em relacionamentos. A personagem, Bela, se esforça ao máximo para fazer o brutamontes, Sérgio, feliz e ele retribui com violência. 

aranhas

Vi que podia mostrar a essas mulheres que elas podem encontrar pessoas que as valorizem, elas podem buscar a felicidade em outro lugar. Às vezes, a felicidade estará em um novo relacionamento ou na sua família, mas às vezes estará na criação de um novo círculo de amizades, na família que a gente escolhe ter por perto. Tem pessoas que, não  importa o que você  faça, não  irão ver a beleza que habita em você e elas não devem ficar em nossa vida. Então essa mensagem que eu quis deixar: devemos procurar nossa felicidade e deixar o que nos faz mal para trás.

Êxito: Como é o seu processo de escrita? 

Andressa: Escrevo de maneira livre, procuro um tema e deixo a história fluir. Depois reviso toda a história para acrescentar ou remover mais informações.

Êxito: Você tem planos para publicar mais uma vez no futuro?

Andressa: Talvez, é uma vontade que tenho desde a adolescência. O concurso foi um primeiro passo para pensar em publicar novamente.

aranhas brutamontes

 

Baixe agora - As aranhas e o brutamontes

 


COMENTÁRIOS