O que saber sobre o tratamento ortodôntico precoce na infância


 

O tratamento ortodôntico na infância quando bem indicado, auxilia o desenvolvimento oclusal da criança diminuindo muitas vezes a necessidade de intervenção futura ou atenua a complexidade de um segundo tratamento, aumentando as chances de apenas ser necessário alinhar os dentes quando estiverem na adolescência, sendo muitas vezes mais rápido e simples de ser tratado.

 

Deve ser tratada precocemente as más oclusões que podem se agravar com o passar do tempo. O objetivo principal é intervir no problema existente permitindo uma melhora na relação entre os arcos dentários para otimizar o desenvolvimento da dentição.

 

A primeira consulta com um Ortodontista deve acontecer no máximo aos seis anos de idade da criança. Esta é uma fase onde começam as trocas dentárias e a ortodontia auxiliará para que essa troca ocorra adequadamente. Nesta fase também, a criança apresenta um bom potencial de desenvolvimento ósseo, onde o profissional consegue diagnosticar e tratar problemas esqueléticos envolvendo a face da criança que só teriam correção na fase adulta ou por intervenção cirúrgica.

 

 

Quais os sinais que indicam necessidade de tratamento ortodôntico precoce?

- Atrasos na troca dos dentes de leite ou perdas dentarias precoces;
- Dificuldade de mastigação;
- Sucção de dedo e maus hábitos bucais;
- Dificuldade na fonação (fala);
- Mordidas profundas ou abertas;
-Dentes projetados para frente;
- Desequilíbrio faciais;
- Maxilares protruídos ou retruídos (para frente ou para trás);
- Desgastes anormais dos dentes;
- Mordidas cruzadas;
- Espaços entre os dentes.

 

Resumidamente, intervenções precoces apresentam mais simplicidade, maior beneficio e baixo custo econômico e biológico ao tratamento do paciente.

Desta maneira, a prevenção representa a maior expressão de Bem Estar que o ser humano pode experimentar na área da saúde. 

 

 

Dra. Manoela Pardini
CRO-PR 21059
Especialista em Ortodontia
Responsável técnico - Dr Thiago Gaedke CRO-SC 14462  -  CLM 2043
 
facebook.com.br/odontologiasmiles
http://www.smilesodontologia.com.br/
instagram.com/smilesodontologia/

 


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS