Sua empresa vai vencer a crise


Diante do cenário incerto, diversas empresas conseguirão crescer e não terão nada em comum exceto por um fator: a busca por uma consultoria especializada. Em entrevista à Êxito, o administrador Djalma Henrique Hack, sócio e consultor da Consultoria PERFORME dá valiosos conselhos sobre o momento.

Êxito: Que dicas você pode dar para as empresas vencerem a crise?

Djalma: Para atravessar esta fase, não basta conhecer apenas o seu negócio. É preciso conhecer toda a sua cadeia; fortalecer parcerias com fornecedores; engajar e desafiar colaboradores; e se colocar lado a lado com os clientes para oferecer as melhores soluções. Os controles internos devem ser oportunos, adequados e confiáveis para permitir decisões rápidas e assertivas. E quando houver dúvidas, deve-se buscar bons profissionais e conselheiros para apontar caminhos para um negócio sólido, perene e resiliente.

  

Êxito: Qual a melhor forma de gerir uma equipe, para mantê-la motivada e competitiva?

Djalma: Diálogo, feedback e capacitação constante são essenciais antes, durante e pós-crise.

A oportunidade de falar e ser ouvido incentiva a criatividade e abre espaço para as novas alternativas e soluções. Procure ser o precursor de boas notícias. Busque e forneça feedback constantemente, faça um plano de ação conjunto para trabalhar oportunidades de melhorias comportamentais e o foco em resultados. E, mais importante do que colocar o plano no papel, é acompanhar sua execução e valorizar nas entregas e atitudes. 

Êxito: Quais conselhos você daria a empresários que estão começando seus negócios agora?

Djalma: Conheça o seu negócio, saiba aonde está e o que o seu cliente quer; tenha colaboradores sempre motivados e participativos; conheça os seus fornecedores e os desenvolva; tenha bons conselheiros; utilize bem os canais de comunicação e de mídias sociais; conheça as legislações que envolvem seu negócio; estabeleça controle do fluxo de caixa, estoque e faça boas compras e parcerias.

Êxito: Como as pequenas empresas podem manter-se nesse momento de crise e prospectar novos clientes?

Djalma: Conheça muito bem o seu negócio e construa relações saudáveis e significativas com todos os públicos com quem a sua empresa se relaciona. Parece clichê, mas é a mais pura realidade. Também é importante saber que boas práticas de comunicação visual e marketing mantêm a sua empresa na mente dos seus clientes. 

 

 

Djalma Henrique Hack

Administrador (CRA-SC 4889), possui vasta experiência em gestão empresarial fruto de sua vivência no Banco do Brasil e Organizações Limger, onde atuou por 20 anos como Diretor Geral. Com a Consultoria PERFORME, busca aplicar seu conhecimento para auxiliar profissionais e empresas a criar a melhor versão de si mesmos.


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS