4 aplicativos para praticar yoga em casa


A prática tem sido o refúgio de cada vez mais pessoas durante o isolamento social, sejam elas iniciantes ou veteranas. Saiba como o yoga pode te ajudar durante esse período e confira como praticar em casa usando apps específicos para a prática, trabalhando o corpo e a mente em qualquer lugar, sem a necessidade de muitos equipamentos. Para facilitar sua busca, selecionamos quatro deles para fornecer opções para diferentes gostos, níveis e bolsos. Agora é só apertar o botão de download.

A Apalavra yoga vem do sânscrito (um dos dialetos indianos) e significa união. Não se sabe exatamente quando a prática começou, mas acredita-se que tenha sido na Índia há mais de 7.000 anos. No Brasil, o yoga chegou em 1947 por iniciativa do francês Léo Costet de Mascheville, também conhecido como Sêvánanda Swámi, que apresentou seus ensinamentos em um congresso no Rio de Janeiro. Porém apenas em 1960 que Caio Miranda, um dos discípulos de Sêvánanda, popularizou a prática. Miranda formou instrutores com o objetivo de profissionalização da área e escreveu o primeiro livro brasileiro sobre o assunto “Hatha Yoga – A Ciência da Saúde perfeita”.

Hoje, há no Brasil mais de 30 modalidades e grupos organizados de adeptos ao yoga falam em até 5 milhões de praticantes e a tendência é que esse número continue aumentando. Com o isolamento social causado pela pandemia do corona vírus perfis e plataformas que orientam as práticas em casa têm registrado altas expressivas no acesso ao seu conteúdo. Além de ser uma ótima forma para passar o tempo, ao permitir o trabalho do corpo e a mente com exercícios que auxiliam o controle do estresse, da ansiedade e das dores do corpo, aprimora o equilíbrio físico e psicológico, a disposição e a qualidade do sono. A prática ajuda nesse momento de incertezas porque ajuda o indivíduo a se concentrar no presente e isolar a “poluição” mental e sensorial: se a mente ansiosa é capaz de tensionar um músculo, o alongamento muscular é capaz de distensionar a mente. Há diferentes tipos de yoga e que podem ser realizados sem equipamentos. A seguir, apresentamos quatro aplicativos pagos e gratuitos para praticar em casa, seja qual for o seu nível.

Daily Yoga: Com mais de 500 posições e 200 aulas guiadas, é um dos aplicativos de yoga mais baixados. O usuário pode escolher a intensidade de cada exercício de acordo com as suas vontades e necessidades. O app custa 13 dólares (cerca de 65 reais).

Down Dog: Um dos aplicativos mais populares entre os iniciantes. Com 60.000 combinações de aulas é impossível repetir o mesmo treinamento. Também inclui vozes diferentes para que o usuário escolha a mais agradável. Está disponível em português e sua assinatura custa 7,99 dólares, aproximadamente 40 reais mensais.

Keep Yoga: Possui diferentes níveis de intensidade para iniciantes e para praticantes avançados.Também permite registrar exercícios para ter um histórico da rotina dos treinos. Gratuito.

Ioga para Iniciantes: Também gratuito, oferece três tipos de yoga para novatos: aulas para aprender posições básicas, aulas com posições lentas e aulas especiais para alongar músculos e liberar tensões.

 

Tais Eloy
tais.eloy@gmail.com

COMENTÁRIOS