Permitir Cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Veja nossa Política de Privacidade


Autocontrole: uma importante ferramenta


Eu trabalho com atendimento direto ao cliente. Tem dias que quando desligo o telefone, eu tenho vontade de chorar. Já comentei várias vezes o quanto é difícil trabalhar com pessoas e como isso afeta diretamente nosso desenvolvimento como profissionais e na nossa saúde mental. Por várias vezes, você deve ter pensando: “Eu odeio trabalhar com pessoas, deveria ter feito medicina veterinária”, e os animaizinhos não tem dono? Pois é, não importa o trabalho que você execute, será uma constate ter que “lidar” com pessoas e suas mais distintas personalidades. Nem se você for um astronauta e viva por alguns meses no espaço, você trabalhará sozinho. Esqueça, essa é uma utopia. Se você não trabalhar com atendimento ao cliente, terá colegas de trabalho e líderes. Acostume-se essa é sua realidade. 

Eu disse logo no início, que alguns dias eu tenho vontade de chorar e é real. Não me entenda mal, eu amo meu trabalho busco ter um relacionamento transparente e atencioso com clientes e colegas, mas algumas situações são frustrantes. O problema não são as pessoas, mas sim a forma como gerem seus sentimentos e autocontrole. Ninguém gosta de ser xingado, só porque algo não saiu como o desejado. Ninguém tem o direito de ser grosseiro por conta de uma falha de comunicação. O diálogo feito com educação e respeito é o primeiro pilar do autocontrole e bom relacionamento entre pessoas.

Entendam-me, em alguns dias parece que tudo conspira contra você. Parece que você acorda com o pé esquerdo. Seu despertador não toca. Suas calças favoritas não secaram. Você derruba café na sua blusa branca. Você esquece de pagar um boleto. Um carro passa em uma poça d’água e espirra na sua única calça limpa e assim por diante. A lei de Murphy é infalível. Compreendemos que ninguém é capaz de ficar bem humorado em dias assim, mas lembre-se: as pessoas não tem culpa da sua falta de sorte. Se precisar de um tempo recolha-se, mas quando precisar estar em contato com os demais, seja agradável e explique quais coisas não saíram do seu agrado, de forma educada. Porque você não está tendo um dia bom, não significa que os outros precisem ficar chateados, por uma atitude impensada e mal educada sua. Seja coerente e sensato. O mundo agradece. 

Outra questão importante é saber tanto ouvir, quanto fazer críticas. Nem sempre quando algo lhe é dito é para te ofender ou ferir. Absorva a informação e busque a raiz do “problema”. Porque isso me foi dito? Em que pontos preciso melhorar? O que isso contribuirá na minha vida profissional e pessoal? Depois de fazer essa reflexão aplique as soluções na sua vida e surpreenda-se com o resultado. E quando for falar algo a alguém, fale com respeito e educação, mostrando sua preocupação. Palavras mal ditas, serão vistas apenas como uma crítica e podem causar um efeito reverso em quem vai ouvir e o colocar na defensiva ou o desmotivar, seja gentil.

Estabelecer um bom relacionamento entre os membros da equipe nas organizações, é essencial para o bom andamento do trabalho. Engana-se você se pensar que o autocontrole não interfere nas relações interpessoais.  Se você for uma pessoa controlada e raramente perder seu equilíbrio será visto como um ponto de referência e ajuda para os seus colegas e líderes. Sua presença será sempre requisitada. Se você for uma pessoa agradável na maior parte do tempo (todos nós temos dias difíceis e está tudo bem), você será bem vindo, onde chegar. 

Você já deve ter ouvido, que nenhum trabalho no mundo, será um mar de rosas. Porém nós esquecemos que o que faz um ambiente somos nós mesmos. Se nos portarmos sempre de maneira rude e negativa, tudo que acontecer, nunca será agradável e nem nos  trará algum aprendizado. O que deve mudar é nossa abordagem e forma de ver as situações. Se acontecer algo desagradável, você tem o direito de ficar triste ou irritado, mas ficar remoendo uma situação, não lhe fará alguém mais feliz, apenas o tornará ranzinza. Como você quer ser visto pelas pessoas? Aprenda a absorver das situações o máximo de aprendizado que conseguir. Tudo que acontece de ruim lhe preparará para situações futuras, onde você conseguirá prever aquilo antes que aconteça, ou conseguirá resolver com mais facilidade. 

Falamos do autocontrole, mas  ainda não conversamos sobre ele  na íntegra. Ele é classificado como a capacidade humana de controlar as emoções, desejos e impulsos. É o responsável por conseguirmos enfrentar situações difíceis com calma e serenidade. Com ele aprendemos a cultivar a paciência e a ser mais tolerantes e compreensivos nas relações interpessoais.

Não existe uma fórmula secreta para desenvolver o autocontrole. Porém fazendo alguns exercícios diários e se policiando você  alcançará bons resultados e verá mudanças significativas e suas relações.

É importante que você respeite os seus limites. Se você é uma pessoa muito explosiva, por exemplo é importante que faça uma análise e descubra quais são os seus gatilhos, o que lhe deixa extremamente nervoso e de que forma reage nessas situações. Reconheça quando seus níveis de autocontrole estiverem baixos. Esfrie a cabeça, respire fundo, foque em outras atividades e quando estiver mais calmo e conseguindo pensar melhor, volte e resolva aquela situação.

Haja de forma racional e controle seu inconsciente. Quando estamos agindo no “modo automático”, nos deixamos levar pelo que estamos sentindo e agimos de maneira impulsiva, falando ou fazendo algo que está diretamente ligado às nossas sensações e percepções naquele momento. Antes de tomar qualquer decisão ou fazer algo, pense com sabedoria, ser prudente e pensar com cautela nunca é uma decisão ruim.

É muito importante controlar suas expectativas para manter-se motivado e focado. Cada situação pode lhe ensinar alguma coisa. Use sua mente e as expectativas ao seu favor. Antes que algo aconteça tente não criar ilusões sobre a situação. Seja coerente. O que eu quero? O que pode acontecer? Como isso me deixaria? Como eu reagiria? Se precisar respire fundo umas dez vezes, antes de tomar uma atitude concreta.

Trabalhe  sua mente para analisar todas as coisas que lhe acontecem de forma otimista. Perceba como todas as situações interferem na sua visão de mundo, nos seus valores e princípios. O que fere a sua percepção de certo e errado não é uma boa atitude a ser tomada. Coloque-se sempre no lugar do outro, se fosse com você, como se sentiria? Isso lhe fará controlar bem melhor seus impulsos. Pensar nos outros é um ato altruísta. Lembre-se: “Tudo depende da importância que você dá”, ou seja as coisas só serão grandiosas se você der a elas essa liberdade.

Pessoas que tem maior autocontrole e estabilidade emocional tornam-se mais bem sucedidas. A estabilidade emocional nos faz estabelecer bons relacionamentos com as pessoas e essa é uma das chaves do sucesso, porque nos abre portas e faz conquistar novas oportunidades. As empresas buscam pessoas que relacionem-se bem no ambiente corporativo e acreditem no poder do trabalho realizado de forma coletiva e saibam trabalhar em equipe. Ninguém alcança o sucesso profissional e cargos de liderança, se não souber gerenciar suas emoções e não tiver um bom desenvolvimento do autocontrole.


Matérias Relacionadas
COMENTÁRIOS

Permitir Cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário. Veja nossa Política de Privacidade