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NFTs e o comércio de produtos digitais


Uma palavra que muito provavelmente você já tenha escutado no último ano foi NFT, afinal ela foi eleita a palavra de 2021 pelo Collins Dictionary, com um crescimento de seu uso superior a 11.000% naquele ano. Começamos a ter uma ideia do porquê quando atentamos ao fato de que os NFTs geraram 23 bilhões de dólares em negociações em 2021, segundo o DAPP Industry Report daquele ano. Mas o que são NFTs?

 

A  sigla significa non-fungible tokens, em tradução livre significa "Tolken Não Fungível".

 

E quando falamos de não fungíveis, quer dizer que é uma unidade cujo valor não pode ser dividido. Vamos fazer uma comparação, por exemplo, com o real. Uma nota de 10 reais pode ser trocada por duas de R$ 5,00, ou 5 de R$ 2,00, até mesmo por diversas moedas de valores menores. Entretanto, uma tela de Tarsila do Amaral tem o seu valor indivisível.

 

Apesar do seu recente sucesso, a primeira transação de NFTs como hoje as compreendemos foi realizada ao vivo em 2014, no palco da conferência Seven in Seven, entre o artista Kevin McCoy e o blogueiro Amil Dash, como destaca Gabriel Menotti no artigo “Criptoarte: A metafísica do NFT e a Tecnocolonização da autenticidade”.

 

Porém o que surgiu como uma solução para o mercado das artes digitais hoje já vem sendo utilizado como estratégia de marketing por grandes marcas e empresas de diversos setores. Abrindo um novo espaço de atuação e busca por dispostos e novos consumidores.

 

NFT

 

Todavia, para melhor entender o que são as NFTs precisamos retornar algumas casas para entender alguns conceitos prévios.

 

Blockchain

 

Blockchain é um sistema criptografado no qual as transações e informações incluídas na rede são ali adicionadas e não podem ser alteradas, apenas novas e mais camadas de informações são sobrepostas, dessa forma impossibilitando fraudes e dando mais segurança para as personagens envolvidas nas operações.

 

A blockchain tem um diferencial de outras redes pelo fato dela ser descentralizada, as informações inseridas não estão em um único servidor de propriedade de alguém, mas distribuídas entre diversos computadores que fazem parte desse sistema, por isso, qualquer alteração suspeita é facilmente detectável.

 

Essa característica transmite mais segurança para os usuários.

 

NFT CRIPTO

 

Criptomoedas

 

Já na plataforma da blockchain a mais tempo, mas com maior força em relação às NFTs, são as criptomoedas. Com elas, as trades já vêm se desenvolvendo em mercados ao redor do mundo, tendo como marca a volatilidade de seus valores. Elas, por sua vez, podem ser fungíveis em valores menores.

 

NFT ART

 

NFTs nas artes

 

As NFTs ganharam sua primeira projeção quando artistas digitais começaram a desenvolver peças de artes e vender em mercados especializados na Blockchain. De lá para cá o mercado vem se desenvolvendo vertiginosamente com transações milionárias. Mas nessa gênesis já existia uma atenção primária em relação à inovação como destaca Gabriel Menotti,

 

“muitos dos projetos de arte que primeiro se engajaram com blockchain não se preocupavam necessariamente com questões de autenticidade nem buscavam produzir escassez. Eles estavam mais focados na própria articulação da tecnologia como um instrumento financeiro”, escreveu.

 

O autor ainda destaca que a aplicação da tecnologia neste caso vem a operar, em outras palavras, como sua própria propaganda.

 

“Para quem investe em criptoativos, pagar valores artificialmente inflacionados por um NFT pode ser o modo mais direto de tornar esse ecossistema financeiro atraente como um todo”, descreveu.

 

NFT MARKET

 

Mercado

 

Para a publicitária e pesquisadora Fanny Alvis as NFTs significam uma nova fase para o mercado de bens e consumo online.

 

“Eu acho que a gente fala de tendência de mercado. Depois da pandemia teve uma tendência muito forte de migração pro digital. Empresas que não tinham nada, não tinham site, não tinham rede social, foram obrigadas a fazer isso. Então o que a gente tem de aprendizado nisso? É que desse mesmo modo e processo de digitalização de empresas de vários setores deveremos ver esse processo em relação à arte, artistas, obras de arte e a música”, destacou.

 

Como também destacam os diversos autores do artigo “Crypto-Marketing: How non-fungible Tokens Challenge Traditional Marketing” as NFTs oferecem aos consumidores novas formas de troca de valor econômico.

E além de obras de arte digital, o mercado já vem absorvendo essa ferramenta. Uma das modalidades é estabelecer o uso para objetos digitais colecionáveis como

 

“oferecem aos entusiastas de criptomoedas um uso para seus ativos digitais para além da mera especulação'. Combinando com o regime de lançamento de edições limitadas de marcas de streetwear como a Supreme”, diz Gabriel Menotti.

 

O uso de NFTs pelo mercado já é uma realidade em empresas como a Coca-Cola, Guicci, Pizza Hut entre outras. A Adidas, por exemplo, fez recentemente mais de 22 milhões de dólares numa tarde, vendendo 30.000 NFTs amarrados a um novo produto por 765 dólares cada.

 

Outro uso para as empresas é para elevar o status da marca ou expandir para novos mercados.

 

É o caso de marcas como Campbell's, Gap e Samsung. Através dessa ferramenta muitas empresas vêm explorando nichos de mercado e estabelecem um senso de comunidade e pertencimento entre as pessoas que investem em NFTs de uma marca específica. 

Para Fanny Alvis a tendência desse mercado é só crescer, além disso a possibilidade de uma marca fazer uso dessa tecnologia beira o infinito, com muito mercado inexplorado.

 

“A gente ainda tem outras formas de, não só relacionamento, mas de monetização utilizando essas plataformas. Outra coisa que era pouco explorada pelas marcas eram as skins de jogos. Jogos de playstation 5 e jogos de computador tem as skins que são as roupas dos avatares. E tem um processo de tokenização dessas skins. Que é no caso pegar aquela roupa e transformar em NFT. E esse NFT ninguém mais vai ter, só vai ter quem tiver aquela skin”, disse.

 

E ela vai além com o horizonte que se desenha com o Metaverso

 

“Outra gama de possibilidades de aplicação enorme é no metaverso, que faz essa mistura entre o físico e o digital. Tem gente vendendo terreno e casa no metaverso. O processo, o NFT em si, o processo de registro que é o NFT principal, ele vem para facilitar a identificação de que "esse terreno aqui é meu", "essa blusa que comprei no metaverso é minha", complementa.

 


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